ANO LECTIVO 2009/10

Exposição de fotografias do Clube da Floresta no final do ano lectivo

Visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte (8ºA) no dia 4 de Junho

Nos dias 19 de Maio e 2 de Junho, os alunos do Clube da Floresta tiveram mais uma oportunidade para ampliaram e consolidarem conhecimentos sobre temas ambientais específicos em duas Sessões de Educação Ambiental realizadas em parceria com o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga. A primeira palestra, realizada no dia 19 de Maio, intitulada “Biodiversidade”, foi uma forma de comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e recordar, mais uma vez, o Ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade e a segunda palestra, subordinada ao tema “Consumo responsável, Consumo sustentável” contribuiu para sensibilizar mais os alunos para a importância da gestão sustentável dos recursos naturais. Os alunos fizeram uma apreciação muito positiva destas actividades e manifestaram uma participação bastante satisfatória no decorrer das mesmas. Outros alunos das turmas do 8.ºB e 8.ºC puderam participar nesta actividade de elevada importância pela abordagem dos temas escolhidos.

No dia 21 de Maio de 2010, o Clube Floresta d’Água da EB 2,3 do Cávado participou no X Encontro Distrital de Clubes da Floresta de Braga, que decorreu no Monte S. Lourenço, em Esposende, o qual reuniu cerca de 1650 alunos de 31 Clubes da Floresta.
Após a recepção de documentação, no Parque Radical de Esposende, iniciaram-se os percursos pedestres destinados a alunos de diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 3º ciclo e secundário. O 3º ciclo e secundário percorreram o «Trilho da Sra. da Guia», de Belinho ao Monte de S. Lourenço, com cerca de 8 Km. Os alunos do Clube Floresta d’Água, com a energia e motivação que os caracteriza, e como jovens sensibilizados em proteger a Natureza, realizaram o percurso com um comportamento exemplar e com grande entusiasmo. Nas actividades de palco, foi com muita alegria e orgulho que um grupo de alunas do Clube Floresta d’Água actuaram apresentando a dança “Moving”, cuja mensagem foi “ Mexe-te … pela Terra”. Parabéns aos alunos do Clube Floresta d’Agua pelo empenho e alegria com que nesse dia, véspera do Dia Mundial da Biodiversidade (22 de Maio), comemoraram o compromisso de preservar o Ambiente e a Floresta.

No dia 14 de Maio, o Clube da Floresta participou na Festa da Primavera com a dança “Moving” – Mexe-te … pela Terra, cuja mensagem foi transmitida também com a exposição de caixas de cartão com o logótipo do Ano Internacional da Biodiversidade e de algumas espécies ameaçadas. As alunas dedicaram-se à preparação desta actividade com muito empenho e entusiasmo.

O Clube da Floresta desenvolveu algumas actividades no jardim da escola que proporcionaram momentos de aprendizagem mais descontraídos. Com empenho e entusiasmo, os alunos procuraram colorir com flores um dos canteiros do jardim da escola, tendo surgido a ideia de atribuir-lhe o nome “Canteiro dos Afectos”, pelo facto de as primeiras flores a serem plantadas serem os amores o que conduziu a conversas interessantes sobre o Amor. O Canteiro das Aromáticas foi sujeito a alguma atenção por parte dos alunos do Clube mas concluiu-se que era necessário proceder a melhoramentos que impeçam a queda/pisoteio das estruturas à volta.

Vermicompostagem

Entrega de Prémios do Concurso Eco-óleo

Comemoração do Dia Mundial da Terra
Os alunos do Clube da Floresta, depois de algumas consultas de livros e partilha de ideias com a Coordenadora do Clube para comemorar o Dia Mundial da Terra, lançaram mãos à obra e ilustraram, através de um grande painel, as principais fontes de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) que são responsáveis pelas alterações climáticas. Com o título “Stop Global Warming” , conseguiram, com grande empenho e esforço, transmitir que o dióxido de carbono é um dos principais gases com efeito de estufa e que é urgente mudar comportamentos para diminuir o aquecimento global e as alterações climáticas. O cartaz com o slogan CHANGE/MUDE “REDUZA.DESLIGUE.RECICLE.ANDE A PÉ.” foi bastante apelativo para a necessidade de mudança de comportamentos para melhorar o planeta Terra. Outros trabalhos sobre a Pegada Ecológica, realizados com a colaboração de alunos do 7º ano de escolaridade, em Área de Projecto, enriqueceram as mensagens para o Dia Mundial da Terra.

Olimpíadas da Floresta

Comemoração de Dia da Floresta
Para comemorar o Dia da Floresta, o Clube da Floresta apresentou um painel com o poema intitulado “As árvores e os livros”, o qual foi aproveitado, também, para divulgar alguns livros/obras que existem na Biblioteca da escola alusivos à floresta. Esta actividade, realizada com o objectivo de se promover a articulação com o Projecto aLer +, foi outra forma de sensibilizar para a importância da floresta.

Comemoração do Dia dos Namorados
No dia dos Namorados, os alunos do Clube da Floresta colaboraram na decoração do expositor com as declarações de Amor elaboradas pelos alunos do 8º ano de escolaridade, construindo corações com folhas de hera.

Sem comentários:

Enviar um comentário